quarta-feira, 16 de setembro de 2009

"HOUSE ORGAN"

“HOUSE ORGAN”


“House organ” é a denominação dada ao veículo (jornal ou revista) de uma empresa ou entidade. Ele geralmente é concebido para divulgar os fatos e as realizações da empresa ou entidade e pode assumir diferentes configurações, dependendo do público a que se destina.
A maioria dos “house organs” tem o público interno como prioritário, mas há casos ( cada vez mais frequentes) em que a empresa ou entidade concebe dois ou mais “house organs” tendo em vista atingir, de maneira adequada (em termos de pauta e linguagem) públicos distintos.
Na verdade, esta é a solução ideal, pois é difícil imaginar que um único veículo possa dar conta de promover a comunicação efetiva com públicos com background cultural e demandas informativas tão diversas, como os chamados trabalhadores do " chão de fábrica", os executivos, os acionistas, os clientes, os fornecedores e assim por diante. A época do “house organ” único, já passou, ainda que as empresas ou entidades, por falta de percepção, continuem optando por esta alternativa.
As tecnologias modernas acrescentaram novas possibilidades aos “house organs”, com a inclusão dos boletins eletrônicos e interativos, disponíveis nas intranets.
Recentemente, tem crescido também a edição de “newsletters”, veículos informativos mais ágeis e que, sobretudo, circunscrevem conteúdos mais elitizados, destinados a públicos especiais, normalmente constituídos de leitores interessados em informações sobre negócios, mercado ou processos de gestão.

Fonte:
http://www.comunicacaoempresarial.com.br/comunicacaoempresarial/conceitos/houseorgan.php

Nenhum comentário:

Postar um comentário