XII - A Aproximação com os Clientes
Ao todo, 91% dos entrevistados definem CRM como a gestão de relacionamento co os clientes. Apenas 35% das empresas possuem CRM, mas 51% têm planos de investir. Do total de entrevistados, 49% não pretendem aplicar em CRM devido ao custo de implantação, inadequação do sistema ao negócio e por falta de estrutura para manutenção, entre outros.
As empresas que não possuem o sistema gerenciam seus clientes por meio de análises dos seus perfis e avaliação via equipe de vendas.
COMO DEFINEM CRM?
Em %
Gestão de relacionamento com o cliente
91
Software que possibilita uma “memória” corporativa sobre os cliente e prospects
9
Base: 100% Total de amostra Fonte: InterScience 2004
As empresas têm planos de investir em CRM
Em %
Resposta única
As empresas têm CRM?
Em%
Base: 100% Total de amostra Base: 100% Total de amostra
Resposta única Fonte InterScience Resposta única Fonte InterScience
Por que as empresas não pretendem investir em CRM?
Em %
Custo de implantação
28
Não serve para o meu negócio
28
Não temos estrutura de manutenção
25
As vantagens não são significativas
22
Outra tecnologia é utilizada
3
Ações usadas para gerenciamento dos clientes
Em %
Análise de clientes
51
Avaliação via equipe de vendas
51
Avaliação via regional de vendas
26
Estudos de mercado
17
Estatísticas do call center / 0800
11
Outros
16
Base: 32/Total de empresas que não pretendem implantar CRM
Base: 65/Total de empresas que não tem CRM
Resposta múltipla Fonte InterScience
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